DIA MUNDIAL DAS TELECOMUNICAÇÕES E DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conhecido por muita gente como o Dia da Internet, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação comemora-se no dia 17 de maio.

A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu "adicionar" o Dia Mundial da Sociedade da Informação em 2005, a uma data comemorativa que já existia, o Dia das Telecomunicações. A primeira vez que a data foi comemorada em conjunto foi em 17 de maio de 2006.

Dia da Internet

A Internet tem um papel fulcral atualmente, e é sempre associada a esse dia, razão que leva as pessoas a chamarem também de Dia da Internet ou Dia Internacional da Internet o dia 17 de maio.

O Dia das Telecomunicações se comemora por causa da União Internacional de Telecomunicações que foi fundada no dia 17 de maio de 1865.

No Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação as Nações Unidas procuram incentivar ações que chamem a atenção das pessoas para as mudanças que acontecem com a internet e outras formas de telecomunicação. Acabar com a exclusão digital e promover a segurança na internet são algumas das ideias discutidas.

 

DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

­­

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia”, esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

A homofobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual.

Ainda existe um grande preconceito contra os homossexuais na maioria das sociedades que, infelizmente, se reflete em atos desumanos de violência extrema contra esses indivíduos.

Nesta data, são organizadas diversas atividades que promovem e apoiam a igualdade de direitos dos homossexuais e demais pessoas que se encaixam na comunidade LGBT.

Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.

Origem do Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia, em inglês) é comemorado em 17 de maio em homenagem a data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.

No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.