Dia do Guia de Turismo

O Dia do Guia de Turismo é celebrado em 10 de maio.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a auxiliar e entreter os turistas durante as viagens, apresentando os pontos turísticos e os melhores aspectos de determinada região.

Além de um grande conhecimento sobre a cultura, história e rotinas do local, o guia de turismo precisa saber falar diferentes idiomas, ser simpático e carismático com os turistas.

No Brasil, a profissão de Guia de Turismo está regulamentada através da lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. De acordo com esta lei, o profissional pode ser classificado em 4 diferentes áreas: guia turismo regional, especializado em atrativos naturais, nacional e internacional. Para cada uma das classificações, existem exigências e competências específicas que o guia turístico deverá ter.

Para que o profissional possa exercer a sua função corretamente, este deve ter concluído um curso profissionalizante na área turística e estar cadastrado no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos).

Dia da Cozinheira

O Dia do Cozinheiro ou Dia da Cozinheira é comemorado anualmente no Brasil em 10 de Maio.

A data celebra o profissional (ou não) que se dedica a preparar refeições deliciosas! Com técnica e dedicação, os cozinheiros são responsáveis por fazer maravilhas gastronômicas na cozinha.

Os cozinheiros podem atuar em restaurantes, hospitais, empresas ou em escolas, que aliás possuem uma data comemorativa exclusiva - Dia do Merendeiro (a) Escolar, celebrado em 30 de Outubro.

Os cozinheiros não precisam ser grandes chefs ou trabalhar em algum lugar para ser reconhecido neste dia. O cozinheiro do lar, que faz as maravilhas que você come todos os dias em casa, também merece os parabéns pelo seu esforço e carinho ao preparar os pratos!

Origem do Dia do Cozinheiro

Não se sabe ao certo o motivo para o Dia do Cozinheiro ser comemorado em 10 de maio. No entanto, um grande motivo para comemoração é a aprovação do Decreto de Lei nº 6.049, de 2005, do deputado Alex Canziani, que regulamenta e oficializa a profissão de cozinheiro no Brasil.

Dia da Cavalaria

A Cavalaria do Exército Brasileiro tem suas raízes intimamente ligadas à própria história do País. Embates a cavalo, movidos por governadores-gerais contra nações indígenas, já eram descritos no século XVI. Como Unidade pioneira tipicamente de Cavalaria, o Regimento de Dragões Auxiliares foi criado logo após os conflitos com os holandeses em Pernambuco. No final do século XVIII, durante o governo do Marquês de Pombal, surgiu, no Rio de Janeiro, o Regimento de Dragões, objetivando preservar a ordem e a observância às leis. No mesmo período, no sul do País, o Regimento Dragões do Rio Grande desempenhava papel fundamental na preservação das fronteiras nacionais frente aos conflitos em torno da Colônia de Sacramento.

Dia do Campo

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

O Dia do Campo é comemorado anualmente em 10 de maio. Em algumas regiões do Brasil, no entanto, a data pode ser celebrada no dia 5 de maio.

A data surgiu com o objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade. No campo são exploradas diversas atividades, sendo que o destaque vai para a agricultura e pecuária.

Atualmente, um dos grandes desafios do campo, é a geração de alimentos que possam abastecer uma população mundial com mais de 7 bilhões de habitantes, sem causar prejuízos para o meio ambiente.

A exploração consciente e sustentável da área rural é uma tarefa de todo o ser humano e empresa que trabalha direta ou indiretamente com o campo.

Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus

O Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus é celebrado anualmente em 10 de maio.

Uma doença complexa e de difícil diagnóstico. Por este motivo, as pessoas devem estar atentas aos primeiros sintomas desta doença para que possam começar com o tratamento atempadamente.

A ideia da criação do Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus surgiu justamente para conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter ciente sobre os aspectos desta doença.

Lúpus é uma doença autoimune, não contagiosa, infeccciosa ou maligna, mas sim crônica. Não existe cura para o lúpus, mas sim um controle que ajuda a manter a qualidade de vida do paciente.

O lúpus é uma doença genética que pode ser desencadeado por fatores hormonais ou ambientais.

Estima-se que existam aproximadamente 200 mil brasileiros com lúpus no país.

Algumas instituições e associações de combate ao lúpus realizam diversas atividades nesta data com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância do reconhecimento e tratamento desta doença.