Previsão do Tempo

Brasília – Um Acordo de Cooperação entre o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade de Coimbra foi assinado, na noite desta quinta-feira (21).  O objetivo é trocar conhecimentos e experiências. Para isso, serão desenvolvidas atividades de caráter acadêmico cientifico e cultural, como seminários, encontros científicos, intercâmbio cultural, consultoria, pesquisas e assessorias técnicas. 

“O convênio com a Universidade de Coimbra é para a integração cultural e facilitação do acesso aos advogados brasileiros a cursos de capacitação. Recentemente Portugal adquiriu o novo Código de Processo Civil (CPC), o acordo permitirá o debate sobre a matéria. Ele irá contribuir para a modernização da justiça e o aprofundamento do estado democrático de direito”, destacou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

O professor da Faculdade de Direito da Universidade, Rui de Figueiredo Marcos, explicou que o acordo visa aprofundar o intercambio num plano de reflexão jurídica, abrangendo os mais variados domínios. “Brasil e Portugal tem um passado histórico comum e tem muitos aspectos de intercâmbio entre os países. Podemos traçar um entrelaçamento histórico e jurídico longo. Vamos organizar cursos, integrar advogados brasileiros e portugueses, portanto, existem muitas possibilidades de integração”.

Também estavam presentes na solenidade os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Cuevas e Sebastião Alves; o professor titular da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Fernando Mathias de Souza; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia; o secretário-geral, Cláudio Souza e o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), conselheiro federal por Alagoas, Felipe Sarmento.

Últimas Notícias

OAB Nacional lança ...

Salvador (BA) – Foi lançado nesta segunda-feira ...

OAB e Universidade ...

Brasília – Um Acordo de Cooperação entre o ...

Conferência ...

Rio de Janeiro (RJ) - A 22ª Conferência ...

Portal da Transparência

Fale Conosco